No dia internacional das mulheres, a Comissão AGDP MULHERES entregou o Ofício n. 005/2023 ao Defensor Geral, Tiago Gregório, e à Subdefensora Mayara Braga, com o pleito para paridade em todas as comissões, grupos de trabalho, eventos, cursos, mesas e atividades promovidas pela DPE-GO.

No ofício foi ressaltado que a Comissão AGDP mulheres foi criada na nova gestão da AGDP como instrumento para desenvolver pautas em defesa das mulheres e da equidade de gênero, sob a perspectiva institucional.

Ainda foi alertado que as defensoras, apesar de serem 50% da instituição, apenas ocupam 1/3 do total de cargos de defensores (as).

O ofício também pontuou que pesquisa realizada pela AGDP em 2020 revelou que mais de 70% das mulheres defensoras já haviam sofrido violência/discriminação de gênero na DEPGO.

A Comissão também sinalizou seu compromisso em apresentar outros pedidos, com a missão de construção de uma cultura institucional compatível com a equidade de gênero como uma pauta de direitos humanos necessária a defesa de todas as mulheres e da sociedade plural garantida na Constituição Federal.